Acima podemos observar uma menina muito linda, com seus 1 ano e 9 meses, no seu momento de descontração e lazer, e com o acompanhamento cinematográfico de sua mãe, narra a história da Chapeuzinho Vermelho. Por que será que ela começa a contar essa história? Ela leu? Ela pegou um livro emprestado com alguém? Ou será que ela é a própria Chapeuzinho vermelho narrando sua história?
Digo que não é nenhuma dessas questões. Ao vermos o vídeo, percebemos a mediação, intervenção da mãe sobre a narração da história com sua filha. É claro que a menina ouviu a história. Mas como? Onde?
Pensamos que o letramento inicia-se a partir dos 6 anos de idade, que é o período em que a criança ingressa na classe de alfabetização onde aprende realmente a ler a escrever e a interpretar o mundo. Mas ele começa a partir do momento em que a criança ouve sua primeira história.
Os primeiros passos do contato com a leitura começa no momento em que os pais executam a leitura para o filho. Esse primeiro contato é fundamental para a criança, pois ela está sendo educada em ambiente letrado, onde o contato com a leitura poderá ser assíduo e o futuro hábito pela leitura poderá ser alimentado durante o desenvolvimento da criança, para que ela também seja uma leitora assídua, após ser ouvinte assídua das histórias que para ela foi contada.
A contação de histórias para as crianças que estão na Educação Infantil é importante pois fertiliza a sua imaginação, ativa a sua criatividade e move suas fantasias que faz com que ela viva, podendo se preparar para a realidade, crescendo com pouca preocupação, destaque à violência, para que ela viva um mundo que hoje ela possa imaginar.
Mais informações sobre o assunto, veja este blog:
http://falandodospequenos.blogspot.com.br/2010/04/alfabetizacao-e-letramento-na-educacao.html