quarta-feira, 20 de março de 2013

EDUCOMUNICAÇÃO: Tecnologia e aprendizagem de mãos dadas







O século XXI é marcado por fenômenos do avanço tecnológico que vieram trazer benefícios ao ser humano com a facilidade de executar tarefas e de contato com a sociedade. Além disso, a tecnologia procura criar meios de interação e linguagens variadas para atender o objetivo da informação, tornando-a um conhecimento para a sociedade.
O exemplo atual sobre a presença da tecnologia moderna presente na educação é a EDUCOMUNICAÇÃO, que é a relação entre a educação e a comunicação como maneira de conhecer e compartilhar o conhecimento.
 
O trabalho da educomunicação acontece quando usamos recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem através dos meios da mídia. Sua aplicação no aprendizado requer pesquisa de informações, troca de opiniões e ideias entre os alunos e a mediação do professor na produção das informações de acordo com o meio de comunicação (rádio, blog, revista, jornal, etc.). O objetivo é que o compartilhamento das informações sejam livres, sem restrição alguma em relações à temas e disciplinas. Ou seja, a educomunicação em seu desenvolvimento pedagógico é espontânea, versátil e interdisciplinar porque o conhecimento tem que ser de e para todos, não importando distinções.
 
A NCE-USP (Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo), em pesquisa, distinguiu alguns pilares da EDUCOMUNICAÇÃO como:
 
- Educação para recepção crítica;
- Expressão comunicativa através da arte;
- Mediações tecnológicas no espaço educativo;
- Gestão dos processos comunicativos; e
- Reflexão epistemológica sobre a inter-relação Comunicação / Educação.
 
Com a educomunicação, a facilidade de interação, relação interpessoal e aprendizagem ganha uma qualificação melhor no ambiente educacional e com isso pode melhorar aspectos sociais como a ampliação de diálogos em grupos, facilidade de expressão e aprimoramento na criatividade e desenvolvimento das expressões artísticas. Por tão facilitador e útil se tornaram os meios de comunicação em nosso cotidiano, que tornou-se obrigatório o uso deles como forma de aprender e conhecer.