Muitos pensam que o ato de avaliar é simplesmente selecionar um conteúdo ensinado em aula, por um número de questões em uma folha e ver se o aluno acertou ou não. Se pensam assim, pensam de uma maneira inadequada. Avaliar é o educador além de mediar, interver e orientar a aprendizagem do educando é também uma construção contínua, onde ele demonstra suas dificuldades, capacidades e agilidades e com isso se recolhe um material para trabalhar um bom progresso dentro de sala de aula para ambos.
Avaliação é um processo que se dá para o encontro de resultados dentro da sala de aula, e ele também não ocorre somente com o educando, mas também com o educador.
Será que o educador consegue dar uma fluência, um ambiente bem desenvolvido se ele não parar para refletir um pouco sobre o que ele está ensinando como está ensinando.
Como o professor poderá fazer isso? Ele mesmo pode reconhecer seu desempenho em aula, ver o que está selecionando para ensinar aos alunos, como está fazendo isso, se está fazendo de uma boa maneira, de acordo com as necessidades daqueles alunos, entre outras coisas.
Como diz o grande teórico, educador e político do Brasil, Paulo Freire, o ENSINAR exige SEGURANÇA, COMPROMETIMENTO. Ou seja, se você for avaliar ou ensinar o educando, tem que ter certezas em suas decisões, ser claro com o que está ensinando, para obter bons resultados. Tem que ter compromisso, reciclando conhecimento, adquirindo novas informações, e não deixando o aluno em dúvidas e fazer dele o prosseguimento de sua dúvida gerada nele.
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