quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A saúde do professor II: Cuidado com a voz

O professor é uma das profissões em que mais exige o uso da sua voz, tornando-a um instrumento de trabalho. Por isso, é fundamental que tenhamos cuidado com ela, prevenindo os problemas que podem impedir de usar a voz corretamente.
Dos profissionais que usam a voz no trabalho, o professor é o mais prejudicado, pois trabalha em locais onde a presença de ruídos é intensa com deficiências acústicas nas salas de aula, fazendo com que use a voz tenha um desgaste mais rápido e muitas vezes causando roquidão ou cansaço nela.
O descuidado e esforço da voz faz com que muitos professores se ausentem da aula. Então para não se ausentarem mais por esse motivo, eles procuram estratégias onde a voz não possa ser tão prejudicada, como usar microfones portáteis em sala de aula.
Para evitar sérios problemas, o professor pode começar com um cuidado simples que é a hidratação. Bebendo de 6 a 8 copos de água ajuda a hidratar as cordas vocais, reduzindo seu cansaço e prevenindo a roquidão. Um outro truque para cuidar da voz é comer bastante maçã, que também muito ajuda. Além desses importantes cuidados, falar alto e incontrolavelmente, fumar e ingerir gelado tem que ser evitado.

Fonte: http://www.hsmdiamundialdavoz.com.pt/Dia_Mundial_da_Voz/Manter_voz_saudavel.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário