No
nosso mundo atual, vivemos e convivemos com um ensino totalmente diferente que
procura aproximar a relação aluno – professor, despertar curiosidade nos
assuntos estudados e oferecer possibilidades de aprender de diversas maneiras.
Célestin Freinet colaborou com o ideal de uma escola moderna, inovadora e com
amplas práticas pedagógicas, tais como a aula-passeio, muito utilizada nas
instituições de ensino, e o jornal de classe ou jornal-mural.
O
educador francês nasceu em 1896 na cidade de Gars. Foi pastor de rebanho na
região em que morava, depois estudou para o magistério e em 1914 participou da
I Guerra Mundial. Em 1920 começa a dar aulas na aldeia de Bar-sur-Loup, onde
praticou seus experimentos pedagógicos como a aula-passeio e o livro da vida. Em
1927 fundou a Cooperativa do Ensino Leigo para desenvolvimento de intercâmbio de
novos instrumentos pedagógicos. No ano seguinte, casado com sua esposa e
parceira de trabalhos Élise Freinet, muda-se para Saint-Paul de Vence, onde
intensifica suas atividades educativas. 5 anos depois foi exonerado do cargo de
professor e em 1935 o casal constroem uma escola em Vence. Na II Guerra Mundial Freinet foi preso e
ficou doente no campo de concentração. Depois dessa tormenta, retoma para a
Escola e a Cooperativa. Em 1956 liderou a campanha 25 alunos por Classe e em
1966 falece.
Célestin
Freinet é identificado como um dos educadores da corrente da Escola Nova, que
foi a tendência pedagógica implantada por aqueles que iam contra as práticas
tradicionais do ensino. Ou seja, a Escola Nova queria aproximar o aluno do
professor, criando um momento de conhecimento coletivo, onde juntos formam
opiniões e pensamentos.
A
teoria de Freinet não é aquela que precisa ser aprofundada em análise, mas
apenas ser compreendida e facilmente posta em prática. Para isso temos a Base de Apoio da Pedagogia Freinet. As bases são as seguintes:
1-
O princípio da cooperação: Permite desenvolver a cooperação do aluno e
do professor, em conjunto, no ambiente escolar. Com o trabalho cooperativo em
sala de aula modifica o relacionamento, gerando responsabilidades e
competências.
2-
A comunicação e a expressão livre: Favorece uma aprendizagem viva e
real desde que a criança tenha a liberdade de pensamento, seja oralmente,
através de um desenho ou da escrita. Este conta também com a educação do
trabalho, que conta com recursos que constroem sua aprendizagem de forma livre,
mas que não podem fugir da responsabilidade.
Além dessas bases, há o tateamento experimental, que é um processo que se inscreve no
"devir" global de cada criança como parte integrante da formação de
sua personalidade. Não é uma técnica pedagógica tendo por objetivo a
assimilação do saber, nem um simples caminhar em busca da aquisição do saber. É
um ato inteligente desempenhado por um ser que busca a construção do seu
conhecimento. A superioridade do "tateamento experimental" está no
fato de que o homem e a criança não copiam um tateamento e sim o constroem,
gerando assim a experiência. Segundo Freinet, o tateamento experimental
contribui para a edificação da inteligência.
- O tateamento experimental - aprendizagem graças à pesquisa nas situações
verdadeiras e problemáticas.
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