quarta-feira, 16 de outubro de 2013

PERSONALIDADES DA EDUCAÇÃO II: Célestin Freinet


No nosso mundo atual, vivemos e convivemos com um ensino totalmente diferente que procura aproximar a relação aluno – professor, despertar curiosidade nos assuntos estudados e oferecer possibilidades de aprender de diversas maneiras. Célestin Freinet colaborou com o ideal de uma escola moderna, inovadora e com amplas práticas pedagógicas, tais como a aula-passeio, muito utilizada nas instituições de ensino, e o jornal de classe ou jornal-mural.

O educador francês nasceu em 1896 na cidade de Gars. Foi pastor de rebanho na região em que morava, depois estudou para o magistério e em 1914 participou da I Guerra Mundial. Em 1920 começa a dar aulas na aldeia de Bar-sur-Loup, onde praticou seus experimentos pedagógicos como a aula-passeio e o livro da vida. Em 1927 fundou a Cooperativa do Ensino Leigo para desenvolvimento de intercâmbio de novos instrumentos pedagógicos. No ano seguinte, casado com sua esposa e parceira de trabalhos Élise Freinet, muda-se para Saint-Paul de Vence, onde intensifica suas atividades educativas. 5 anos depois foi exonerado do cargo de professor e em 1935 o casal constroem uma escola em Vence.  Na II Guerra Mundial Freinet foi preso e ficou doente no campo de concentração. Depois dessa tormenta, retoma para a Escola e a Cooperativa. Em 1956 liderou a campanha 25 alunos por Classe e em 1966 falece.

Célestin Freinet é identificado como um dos educadores da corrente da Escola Nova, que foi a tendência pedagógica implantada por aqueles que iam contra as práticas tradicionais do ensino. Ou seja, a Escola Nova queria aproximar o aluno do professor, criando um momento de conhecimento coletivo, onde juntos formam opiniões e pensamentos.

A teoria de Freinet não é aquela que precisa ser aprofundada em análise, mas apenas ser compreendida e facilmente posta em prática. Para isso temos a Base de Apoio da Pedagogia Freinet. As bases são as seguintes:

 

1-      O princípio da cooperação: Permite desenvolver a cooperação do aluno e do professor, em conjunto, no ambiente escolar. Com o trabalho cooperativo em sala de aula modifica o relacionamento, gerando responsabilidades e competências.

2-      A comunicação e a expressão livre: Favorece uma aprendizagem viva e real desde que a criança tenha a liberdade de pensamento, seja oralmente, através de um desenho ou da escrita. Este conta também com a educação do trabalho, que conta com recursos que constroem sua aprendizagem de forma livre, mas que não podem fugir da responsabilidade.

 
Além dessas bases, há o tateamento experimental, que é um processo que se inscreve no "devir" global de cada criança como parte integrante da formação de sua personalidade. Não é uma técnica pedagógica tendo por objetivo a assimilação do saber, nem um simples caminhar em busca da aquisição do saber. É um ato inteligente desempenhado por um ser que busca a construção do seu conhecimento. A superioridade do "tateamento experimental" está no fato de que o homem e a criança não copiam um tateamento e sim o constroem, gerando assim a experiência. Segundo Freinet, o tateamento experimental contribui para a edificação da inteligência.- O tateamento experimental - aprendizagem graças à pesquisa nas situações verdadeiras e problemáticas.

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