terça-feira, 12 de abril de 2011
Calvin: O exemplo da experiência real escolar
Quem já não abriu o jornal e se deparou com uma das tirinhas do Calvin? Até eu já dei uma breve lida nessa tirinha tão pequena, mas muito representativa. Calvin é menino que aparenta ter seus 7, 8 anos de idade, com uma personalidade espoleta, rebelde e nada concentrado em relação aos estudos. Nessa tirinha que eu selecionei do Calvin, podemos observar duas situações. A primeira é o que devemos trabalhar e exercitar em sala de aula, que é o trabalho de acordo com a cultura do aluno, ou também o multiculturalismo existente em sala de aula, pois sabemos que nela há diferentes tipos. A segunda é sobre o estímulo e o apoio familiar com o compromisso da criança na escola.
No primeiro quadro, Calvin questiona como ele irá construir um deserto na caixa de sapato se ele não conhece e nunca foi a um. Nessa situação, um professor em sala de aula agiria de acordo com um questionamento: Como lidar com isso? É mais simples que pensamos. Como sabemos que cada aluno tem sua cultura, sua informação e seu conhecimento, nós iremos fazer em conjunto um trabalho. Se o aluno tem que representar o cenário de um deserto numa caixa de sapatos, primeiro tem que saber se ele conhece um deserto, se ele já viu em televisão, revistas, jornais, histórias de livro, etc. Depois, mostraremos diversas visualizações do deserto, e em seguida faremos a atividade em sala ou em casa. No caso do Calvin, ele nunca foi a um "porque o papai e a mamãe nunca levaram-o para um lugar divertido nas férias, e se tivesse ido, saberia fazer o trabalho". Na ideia dele, somente o que serviria seria o contato material e o contato visual e auditivo sobre aquilo não serviria.
Agora podemos observar no terceiro quadro que o seu amigo Haroldo, o tigre, tenta ajudá-lo a resolver o problema, pesquisando no livro. Então percebemos a ira do garotinho, dizendo que não quer ter trabalho procurando e que é muito "ocupado" e no final da tirinha, ele pergunta se Haroldo irá ajudá-lo ou não. É claro que Haroldo percebe que não há como ajudar fácil seu amigo por sua ignorância, pois pra Calvin isso será complicado.
Encontramos entre Calvin e Haroldo a necessidade do estímulo para os estudos dentro de casa. Nunca podemos dizer que será possível estimular a criança ou até mesmo o adolescente nos estudos, nas lições para o lar, nos trabalhos de pesquisas, pois tudo tem uma solução. Qual a solução que poderíamos dar para Haroldo resolver isso? De uma forma espontantânea, mostrava a Calvin figuras, fotos, revistas que contessem o tal deserto, quem sabe ele se interessaria?
Na vida real isso tudo pode ser possível de acontecer, agora como conhecemos Calvin de muitos anos de jornal, esse garotinho nunca vai mudar para ser o exemplo da exeperiência real escolar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário