segunda-feira, 11 de abril de 2011

Já falou com seu filho hoje?

Estamos iniciando discussões no blog a partir de hoje, e nada melhor para introduzir isso falando sobre o diálogo entre pais e filhos.

Conhecemos um compositor e músico chamado Renato Manfredini Júnior, conhecidamente como Renato Russo, o vocalista da banda Legião Urbana, que badalou muito na década de 80. Podemos extrair desse gênio e grande artista seus pensamentos filosóficos um pouco complexo, porém há uma clareza e uma certa objetividade. "Pais e filhos" é um título da música que ele compôs em parceria com Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos.
Você que deve ser fã de Legião Urbana já parou para refletir sobre essa música. Já parou pra pensar na mensagem que ela pode transmitir. Eu em segundos fiz isso, analisei a letra, como costumo sempre fazer ao questioná-la. Ela traz mensagens subjetivas, porém traz na linguagem de Renato. Essa música é total reflexão com a convivência entre pais e filhos.
A educação tem que vir primeiro de casa. E tem um nome para isso, que se chama educação informal, que é instruida com valores, éticas, afetividade, etc. É fundamental nessa educação informal que haja um diálogo entre o pai e seu filho. Tem que ser construido no lar valores, comportamentos, e tudo mais. Na música podemos destacar frases que podemos explicar e também decifrar.
Tem momentos na música que ele que demonstrar a aflição de uma criança, um cotidiano normal, percebendo-se pela aflição, medo, revolta e também incompreensão. Ele não quer só transmitir na música a relação pai e filho, mas também filho e pai através do julgamento e também sobre a vigilância que os filhos tem com seus pais.
Concluindo o assunto sobre relacionamento familiar e principalmente o diálogo entre pais e filhos, devemos construir valores afetivos e morais dentro de casa a partir do diálogo, da troca de experiência, da troca de sentimentos e também da vivência. "É preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã".

Segue agora o link do vídeo da música: &feature=player_embedded

Nenhum comentário:

Postar um comentário