quinta-feira, 14 de abril de 2011
Emília Ferreiro, a mestre da alfabetização
Hoje o blog TECENDO O AMANHÃ dá destaque a uma maravilhosa gênia da educação que influenciou a Educação Brasileira com sua teoria construtivista sobre o processo de desenvolvimento da leitura e escrita da criança, ou seja, a alfabetização.
Emília Ferreiro é natural da Argentina, nasceu em 1936, é psicolinguista, fez doutorado em Genebra (Suiça), junto de Jean Piaget, o que fundamentou a teoria da Epistemologia Genética e no qual Ferreiro deu continuidade. Nessa continuação da pesquisa, Emília Ferreiro descobriu sobre um dos desenvolvimentos infantil da criança que Piaget não tinha descoberto anteriormente: A escrita.
Ela mostrou que a criança por si mesmo pode desenvolver essa habilidade, além de ter o auxílio do professor. Mas toda criança é capaz de desenvolver seu próprio desenvolvimento.
Em relação a linguagem escrita, Emília fez diversos experimentos com grupos de crianças em uma Universidade Buenos Aires junto com Ana Teberosky, com quem escreveu em parceria o livro "Psicogênese da Língua Escrita". Os métodos de Emília Ferreiro foram adotados oficialmente aqui no Brasil em 1984 e incluido nos PCN's.
Aplausos para o processo alfabetizador de Emília Ferreiro, e se a educação evolui de uma tal forma, devemos muito a essa mulher.
Segue trecho do seu principal livro com a Ana Teberosky, "Psicogênese da Língua Escrita":
"Se o professor é capaz de oferecer uma ajuda efetiva quanto à diversidade das situações de uso, a criança poderá aprender, por meio desse uso, as regras de funcionamento da linguagem escrita. O principal propósito, na nossa experiência, é ajudar os professores na interpretação das respostas das crianças e na programação de situações de aprendizagem. Por isso, antes de discutir o que é que os professores podem e devem ensinar, parece-nos importante saber quais são as ideias e os conhecimentos das crianças e quais expectativas podemos ter para proporcionar, depois, situações de ensino e aprendizagem."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário