terça-feira, 12 de abril de 2011

Prática educacional: O que NÃO FAZER no Dia do Índio

Como todos sabem, hoje falta apenas 1 semana para a comemoração do Dia dos Índios (19 de abril). E se você professor ou até mesmo pais em casa querem trabalhar sobre os índios, a importância deles, a história, cultura e muitos outros assuntos sobre eles, preste atenção em alguns detalhes na forma trabalhar em sala de aula ou em casa.

Mesmo existindo poucos povos indígenas no Brasil, eles ainda existem e também passaram por modificações em conjunto com a população geral do país. Nas escolas a tende de trabalhar vestindo os alunos de índio, com cocares de penas, fabricando colares, montando maquete com ocas e também falando somente de um povo indígena. A cultura e o mundo índigena é vasto de variedadades e diversidades, para isso não tem motivo fazer um trabalho padrão como de costume nas escolas. O objetivo de trabalhar sobre os índios é justamente ampliar o conhecimento cultural e histórico do aluno, mostrando quem foi os primeiros habitantes do Brasil, quem também contribui com a nossa língua, com nossa cultura e que também eles ainda existem nos dias de hoje.

Podemos trabalhar com os alunos de uma forma mais atualizada e contemporânea, mostrando que o índio se modernizou e se integra no mesmo mundo que a gente.
Vejam as dicas que temos:

1- Faça uma discussão em sala de aula usando diversos recursos como fotos, imagens de revistas, vídeos que possam retratar diversos modos de vista dos índios. Procure transmitir a variedade dessa cultura e costumes;
2- Mostre aos alunos que o índio é atual e contemporânea e que ele não é mais aquele mero índio de 1500. Hoje ele tem acesso a muitas coisas que nós temos como tecnologia, universidade e tudo que se oferece na cidade.
3- Não se prenda a um exemplo de povo indígena para ser discutido em sala. Procure mostrar as diversas etnias, rituais, línguas, modo de vestir, etc.
4- Mostre como podemos aprender com os índios sobre questões de sutentabilidade, meio ambiente, plantações, e tudo que eles sabem trabalhar e são costumes que aprendemos com eles.

Caso queira saber completamente sobre essas dicas, acesse: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/nao-fazer-dia-indio-cultura-indigena-624334.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário